Aproximadamente 100 estudantes de Cachoeiro de Itapemirim terão a oportunidade de participar do Programa Portas Abertas 360° nesta quinta-feira (6 de julho). Desenvolvida pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, a atividade consiste em apresentar o ciclo da água e os processos que envolvem a coleta e o tratamento de esgoto com o uso de óculos de realidade virtual.
Desta vez, serão beneficiados alunos do 1° ao 5° ano da EMEB Córrego Vermelho, localizada no distrito de Itaoca, que, com o apoio da tecnologia, vão conhecer o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Participarão da ação, os estudantes dos períodos matutino e vespertino.
No tour virtual, a BRK apresentará todas as etapas de produção da água tratada, desde a captação do recurso em seu estado bruto no rio, passando pelo tratamento, reservação e distribuição, até a chegada aos imóveis de Cachoeiro de Itapemirim, garantindo um abastecimento seguro e de qualidade para a população. Em relação ao esgoto, a visita destacará todos os processos de coleta e tratamento até a devolução do esgoto tratado ao meio ambiente.
A analista de responsabilidade socioambiental da BRK em Cachoeiro de Itapemirim, Micheline Bernabé, afirma que os óculos de realidade virtual se tornaram uma importante ferramenta de educação. “De forma didática e bem realista conseguimos alcançar cada vez mais pessoas, apresentando os serviços prestados pela BRK ao município, além de sensibilizar estudantes e comunidades para os cuidados diários com a saúde e o meio ambiente”, ressalta.
As escolas interessadas em participar do Programa Portas Abertas podem fazer o agendamento gratuito pelo WhatsApp (28) 99969-5391 ou pelo e-mail mbernabe@brkambiental.com.br.