Uma sessão de cinema marcou o encerramento das atividades do programa Cuidar Mais, da BRK, para alunos do ensino fundamental neste ano. Estudantes de sete escolas de Cachoeiro de Itapemirim reuniram familiares e a comunidade escolar no Cine BRK Sustentável, que exibiu vídeos produzidos pelos próprios alunos, tendo como tema o saneamento, a saúde e o meio ambiente. O evento foi realizado no último dia 9, no Cine Ritz, localizado no Perim Center.
Prestigiado pelo diretor da BRK em Cachoeiro, Marcos Mendanha, por funcionários da concessionária, por representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEME) e das redes estadual e privada de ensino, o Cine BRK Sustentável é resultado de um trabalho que durou seis meses e que foi marcado por encontros nas escolas, debates, oficinas e atividades práticas. “Ficamos satisfeitos com essa parceria tão importante com os colégios, que a cada ano se solidifica e contribui para transformar o a relação dos estudantes com o meio ambiente”, afirma Marcos Mendanha.
Essa edição do programa Cuidar Mais teve a participação das seguintes instituições de ensino: Colégio Jesus Cristo Rei, Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Anacleto Ramos, EMEB Galdino Theodoro da Silva, EMEB Maria das Dores Pinheiro Amaral, EMEB Prof. Pedro Estelita Herkenhoff, EMEB São Vicente e EEEFM Quintiliano de Azevedo.
Os alunos da EMEB Maria das Dores Pinheiro Amaral, no bairro Elpídio Volpini, o Valão, apresentaram um vídeo sobre resíduos sólidos, com foco no descarte incorreto do lixo. De acordo com a gestora escolar, Farides Vieira Flausino, a participação dos alunos do oitavo ano no projeto permitiu que eles se envolvessem e discutissem os problemas ambientais do bairro. “Vejo como um saldo positivo, uma vez que contribuiu para o aprendizado e a vida deles e da comunidade. A preservação do meio ambiente e uma melhor qualidade de vida passam pela responsabilidade de cada um enquanto sociedade”, ressaltou a gestora.
Farides destacou ainda a importância de programas como o Cuidar Mais, já que atingem a camada promissora da sociedade, que são as crianças e os adolescentes. “Os jovens se envolvem, criam espaços, dialogam com as pessoas e sonham com propostas melhores, acreditando que o mundo tem jeito e que podem fazer a diferença para um mundo mais sustentável, limpo e produtivo”, completou.
Na EMEB Galdino Theodoro da Silva, localizada no Jardim Itapemirim, os estudantes do oitavo ano prepararam um vídeo sobre o lixo e o saneamento básico. Segundo a professora de Ciências, Jacqueline Machado Angelo, a atividade deu protagonismo aos alunos e ao mesmo tempo um senso de cuidar e zelar. O que eles aprenderam, destacou ela, serviu para que se transformassem em verdadeiros “fiscais” do meio ambiente. “Eles faziam críticas a certas situações e prontamente apontavam a solução. Foi uma participação muito ativa. Os alunos foram desafiados e a partir do momento que conseguiam avançar nas etapas, ficavam mais motivados”, contou Jacqueline.
Já no Colégio Jesus Cristo Rei, no bairro Independência, o vídeo foi produzido por alunos do novo ano e abordou o tratamento da água. O material mostrou detalhes de como acontece o tratamento da água que abastece as residências e destacou a importância do consumo consciente.
“Os estudantes se empenharam em passar uma mensagem sobre o consumo consciente e ficaram orgulhosos com o resultado do trabalho. Com esse protagonismo dado ao estudante ele se sente realmente pertencente à comunidade onde vive. É uma autonomia que faz os alunos crescerem e terem uma percepção diferente de como resolver situações e problemas”, afirmou o professor de Ciências, Tarcísio Leite.
A secretária Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, Cristina Lens Bastos de Vargas, reforçou que as ações do Programa Cuidar Mais contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, além de mostrar que todos são responsáveis pela conservação da natureza a partir de atividades que agregam no cotidiano escolar e no aprendizado dos conteúdos. “Compreendemos que é de extrema importância proporcionar aos nossos estudantes momentos de reflexão durante suas atividades pedagógicas. Nesse contexto, desejamos despertar a relevância de se pensar uma gestão inteligente dos recursos naturais, fator essencial para a evolução e a sobrevivência da sociedade”, finalizou.