O LIDE Espírito Santo realiza, no dia 19 de janeiro, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, o primeiro evento de seu calendário anual: Cenários 2026 — Decisões de Hoje, Resultados de Amanhã: O Roadmap para 2026. O encontro reunirá empresários e filiados para estruturar e colocar em debate o ano de 2026, com foco na capacidade de antecipação e navegação em cenários complexos.
Business Professional Managing CRM in Modern Office: Virtual Customer Service and Quality Support
A palestra de abertura será sobre “Perspectivas inovadoras para 2026”, comandada por Marco Cesarino, founder da Marco-X e foi um dos cofundadores da Embraer-X. Especialista em inovação e transformação de impacto, Cesarino detalhará como o cenário global dos negócios deste ano poderá ser definido e impactado por quatro ondas de ruptura interconectadas e irreversíveis: cognitiva, planetária/biofísica, política/institucional e socioeconômica.
A proposta central do painel será a mudança na função do gestor. Em um ambiente onde o futuro não pode ser previsto, mas deve ser navegado, o papel do líder é redefinido para atuar como curador do conhecimento, navegador da ambiguidade e arquiteto da estratégia, redesenhando continuamente os limites e propósitos da organização.
O segundo painel do evento ampliará a discussão para os temas de globalização egeopolítica. Além de Marco Cesarino, participam do debate o presidente do LIDE ES, Thiago Santos, e os conselheiros Flávia Milaneze, presidente da Milanez & Milaneze, e Sidemar Acosta, presidente do Sindiex.
O encontro exclusivo para convidados e filiados busca oferecer à alta gestão capixaba as ferramentas necessárias para a construção de um roadmap resiliente. “A abordagem está alinhada ao nosso compromisso, no LIDE ES, de preparar as lideranças para enfrentar as transformações globais e fortalecer a governança corporativa no estado”, afirmou Thiago Santos.
2026
A agenda institucional ganhará ainda mais densidade ao longo de 2026, com o intuito de promover a discussão de conteúdos de valor e a construção estratégica de relacionamento entre os players do mercado.
Estão previstos 16 encontros dedicados a temas como Perspectivas Econômicas, Educação e Trabalho, Mobilidade Urbana, Internacionalização, Justiça, Comércio Exterior e Infraestrutura. O calendário reserva ainda o lançamento do LIDE Mulher, iniciativa voltada a fortalecer a diversidade e a liderança feminina no ambiente corporativo.