Connect with us

Cidades

ES: Núcleo de Intervenções Rápidas promete segurança com tecnologia

Published

on

Novo centro vai integrar dados de câmeras, drones, totens e sistemas inteligentes para acelerar o atendimento a ocorrências.

O governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço inauguraram, nesta quinta-feira (28), em Vitória, o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR), do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).

A unidade será responsável por centralizar e agilizar o atendimento de ocorrências registradas por meio de tecnologias já implantadas no Espírito Santo.

Instalado no prédio da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), o NIR funcionará de forma ininterrupta e contará com uma Central de Monitoramento e Análise Criminal.

O espaço reúne recursos como câmeras de reconhecimento facial, drones, câmeras corporais, imageadores térmicos, tecnologias embarcadas e totens de segurança.

Tecnologia para respostas rápidas

Segundo Casagrande, o objetivo é dar mais eficiência ao combate ao crime.

“Quando uma pessoa procurada é detectada por uma câmera, quando um carro roubado é localizado ou ocorre um acionamento do totem, podemos direcionar na mesma hora. Todos os dados do parque tecnológico estarão concentrados em um só lugar, para termos resposta cada vez mais rápida”, disse o governador.

Já Ferraço destacou a importância da integração entre inteligência e investimento.

“Segurança pública no Espírito Santo se faz com integração, inteligência e mais investimentos. O NIR vai aumentar a velocidade de resposta à sociedade e reforça o Programa Estado Presente em Defesa da Vida”, afirmou.

Resultados das tecnologias já implantadas

O NIR surge como ponto de convergência de sistemas que já vêm dando resultado no estado:

Cerco Inteligente: lançado em 2022, conta hoje com 1.466 câmeras. Já auxiliou na apreensão de 1.667 veículos com restrição de furto e roubo, além de apoiar investigações criminais e fiscais.

Reconhecimento Facial: implantado em 2024 e expandido em 2025, o sistema funciona em prédios públicos, ônibus e locais de grande circulação. Já permitiu a captura de 358 pessoas com mandados de prisão em aberto.

Totens de Segurança: iniciados em julho de 2025, os equipamentos permitem acionar a polícia em tempo real. Em um mês, registraram 25 acionamentos, que resultaram em 10 ocorrências policiais — incluindo tentativa de homicídio, agressão contra mulheres e maus-tratos a animais. Dos 40 totens previstos para a Grande Vitória, sete já estão instalados.

Próximos passos

O governo pretende ampliar o uso de inteligência artificial para identificar aglomerações, invasões a áreas restritas, rastrear pessoas e objetos e analisar comportamentos suspeitos.

A expectativa é que o NIR se torne a principal base de integração das forças de segurança capixabas, unindo tecnologia e protocolos operacionais

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As Mais Destacadas