Connect with us

Cachoeiro de Itapemirim

Dia Mundial da Água: cada gota transforma o futuro!

Published

on

A BRK reforça compromisso na construção de um amanhã mais sustentável e transformador com diversas ações socioambientais programadas para o mês dedicado à água.

O Dia Mundial da Água, celebrado no próximo dia 22 de março, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), alerta sobre a necessidade de preservar e colocar em pauta questões relacionadas aos recursos hídricos.

Essa data, é essencial para reflexão sobre a importância da água e a urgência na preservação. A BRK, concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, une-se a essa causa, cujo apelo é global, destacando seu compromisso com a sustentabilidade e a gestão responsável da água. Para marcar a data, a empresa desenvolve e participa de uma série de ações educativas.

Nessa semana, a concessionária abriu as portas da estação de tratamento de água, localizada no bairro Ilha da Luz, para que visitantes pudessem conhecer as etapas do processo de captação, tratamento e distribuição de água adotado no município.

No dia 21 de março, ações socioeducativas foram realizadas em escola. A programação contou com atividades lúdicas e educativas, e a experiência de uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) com o uso de óculos de realidade virtual. Ainda neste mês, a equipe irá trabalhar com um jogo de tabuleiro gigante com temática ambiental em que as crianças vão avançando as casas a cada pergunta correta. Elas são os peões da brincadeira e respondem as questões ligadas ao uso consciente da água, reciclagem, descarte correto de resíduos e saneamento básico.

Segundo a analista de comunicação e responsabilidade socioambiental da BRK em Cachoeiro, Milena Camporez Debona, com a dinâmica, os estudantes reforçam o conteúdo trabalhado em sala de aula de forma interativa, lúdica e divertida. “É uma ferramenta que desperta o interesse das crianças e que ajuda a cumprir o objetivo do Programa Cuidar Mais, que é de promover a consciência ambiental dos estudantes e suas famílias”, afirma. 

A BRK também participará do 4º Fórum Regional do Dia Mundial da Água em São José do Calçado, promovido pelo Vigiagua – Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, no dia 21 de março. O evento reunirá especialistas, autoridades e a comunidade para discutir soluções sustentáveis e a conscientização sobre a importância desse recurso vital.

No dia 21, próxima sexta-feira, a empresa irá instalar na loja de Atendimento ao Público, na Ilha da Luz, uma réplica da estação de tratamento de água, proporcionando aos clientes a oportunidade de conhecerem de perto as etapas do processo de tratamento, desde a captação – no Rio Itapemirim – até a distribuição da água para os imóveis.

Qualidade da água em Cachoeiro

Com o objetivo de garantir o direito de acesso à informação sobre a água consumida em Cachoeiro, a BRK elabora anualmente um relatório das análises realizadas durante o ano anterior.

O documento, disponibilizado neste mês para consulta dos moradores, atesta que a água distribuída no município atende a todos os padrões necessários para o consumo humano. A tecnologia utilizada no processo de tratamento controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e pH) e microbiológicos da água, desde a entrada na Estação de Tratamento até a distribuição, incluindo os reservatórios. A concessionária controla também, de forma criteriosa, a qualidade e a quantidade dos mananciais onde atua durante todo o ano. É um trabalho que ocorre 24 horas por dia, visando proporcionar a segurança e a qualidade do serviço.

O relatório de qualidade da água de Cachoeiro de Itapemirim pode ser acessado digitalmente no site da concessionária, em site https://brkambiental.com.br/relatorio.

26 anos de anos de concessão em Cachoeiro de Itapemirim

O município de Cachoeiro de Itapemirim, que tem os serviços de água e esgoto operados pela BRK, é o único com nota 10 no Ranking Capixaba de Saneamento Básico 2024, estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). O levantamento está em sua quarta edição e analisa os dados de todos os 78 municípios do Estado.

Ao longo de 26 anos, a concessionária investiu mais de R$ 543 milhões na ampliação e modernização dos serviços de água e esgoto, possibilitando que o município atingisse a universalização e mantivesse sua referência no Brasil. 

Atualmente, Cachoeiro tem 11 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), que atendem a sede e todos os distritos, e sete Estações de Tratamento de Água (ETA), que respondem pela produção diária de 37,2 milhões de litros de água para abastecimento da área urbana. A BRK tem ainda uma atuação que é referência na redução de perdas de água. O índice de perda do município é de 23,6%, um dos menores do país e abaixo da média nacional de 38%.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As Mais Destacadas