Referência em educação, a Rede Sesc de Ensino inicia o período de matrículasde seus alunos a partir desta terça-feira (05) para suas oito escolas localizadas em Aracruz, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, São Mateus e Vila Velha. Serão abertas 3.500 vagas, número superior em 14% comparado a 2023. Desse total, 1.125 são destinadas ao Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), contemplando trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, que tenham renda familiar de até três salários mínimos. Os alunos contemplados com a bolsa de estudos têm direito a material escolar didático, uniforme e mensalidade integral.
As aulas terão início no dia 1º de fevereiro de 2024. A novidade de 2024 é a inauguração do Sesc Baixo Guandu, que oferecerá 80 vagas para estudantes de educação infantil (pré-escola). A unidade está localizada no bairro Santa Mônica, e terá capacidade, inicialmente, para atender a 80 alunos da educação infantil (pré-escola, 4 e 5 anos), abrangendo estudantes da Região Noroeste do Estado e também de Aimorés, Minas Gerais.
O colégio contará com salas de aulas amplas, modernas e climatizadas, laboratório de informática e de ciências, sala maker, duas quadras poliesportivas, piscina e playground, disponibilizando ainda auditório com capacidade para 350 pessoas e clínica odontológica.
Ambiente humanizado
Com um ambiente humanizado, seguro, criativo e inovador, que desperta o prazer pelo aprender, as escolas do Sesc oferecem educação infantil e fundamental, com ensino bilíngue, atividades esportivas e recreativas, incluindo natação, espaço maker, além de estrutura de alto padrão e professores qualificados. Os estudantes também têm acesso à tecnologia, arte, cultura, natureza e interação social.
Segundo o gerente de Educação, Sérgio Moreira Martins, a Rede Sesc de Ensino atua na perspectiva do sociointeracionista, em que cada uma das experiências vividas faz com que a criança transforme suas capacidades e as significações elaboradas, abrindo-se para novos conhecimentos, modificando seu modo de agir.
As escolas estabelecem as aprendizagens consideradas essenciais voltadas para a formação de um estudante participativo, crítico e criativo.