Uma simulação de incêndio ao gerador, com resgate de possíveis vítimas, movimentou a tarde desta quinta-feira, dia 4, no Hospital Unimed, na Safra, em Cachoeiro de Itapemirim. A ação teve o objetivo de avaliar possíveis pontos de melhorias no caso de uma situação real e contou com a participação do time de respostas rápidas e da equipe de brigada de incêndio da Unimed Sul Capixaba, dos bombeiros do Terceiro Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM) e uma equipe do Samu.
O simulado reproduziu uma explosão no gerador do Hospital e contou com uma área de incêndio de grande proporção. Enquanto o Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados, sete pessoas simularam ferimentos, que são colaboradores voluntários e atores de um grupo de teatro que tem parceria com a Unimed Sul Capixaba.
Na projeção, cinco pessoas foram tratadas no local, em que a equipe de brigada de incêndio e o time de respostas rápidas da cooperativa fizeram a simulação de resgate e locomoção até a Sala de Estabilização e o Centro Cirúrgico; e duas foram conduzidas para o Pronto Atendimento da Unimed Sul Capixaba, uma pela equipe do Samu e outra pela ambulância da operadora.
Esta foi a primeira vez que a Unimed Sul Capixaba testou as contingências de explosão, incêndio e a situação de múltiplas vítimas e além das equipes envolvidas na atividade, toda a rede de funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes foram informados da ação. Para deixar a cena o mais real possível, uma maquiadora reproduziu feridas nas supostas vítimas.